O vereador Rafael Moraes (PTB) defende a criação de um programa de identificação e tratamento da dislexia na rede municipal de ensino. A proposta faz parte de um projeto de lei do parlamentar, já votado e aprovado na Câmara.

Pesquisas realizadas em vários países mostram que cerca de 10 a 15% da população mundial é disléxica. A identificação precoce evita problemas no rendimento do aluno e contribui para diminuir a evasão escolar.

“Muitas vezes, a criança com dificuldades de aprendizado não recebe ajuda correta e acaba abandonando a escola. Queremos evitar isso a todo custo”, explica Rafael Moraes.

De acordo com a proposta, o município deverá formar equipes multidisciplinares para realizar exames em todos os estudantes matriculados na primeira série do Ensino Fundamental da rede municipal. Além disso, alunos transferidos de escolas estaduais ou particulares, em qualquer série, também deverão ser submetidos a avaliação.

As equipes multidisciplinares deverão ter, obrigatoriamente, profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia.